O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), marcou presença no lançamento da Aliança para Alimentação Escolar, no início da tarde desta terça-feira, 16. A proposta do encontro foi debater e apresentar questões de alto nível na formação das políticas públicas de alimentação escolar mundial.
A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, apresentou o programa de alimentação escolar do Brasil, considerado referência mundial. “O sucesso do programa está pautado no fato de que a nossa política tem como base o direito humano à alimentação adequada saudável e o acesso universal”, afirmou.
Neste sentido, na execução do programa, há articulação entre vários temas. A própria educação, a nutrição, a saúde dos estudantes, que é afetada diretamente em função da oferta da alimentação escolar ser de alimentos adequados e saudáveis, e também a agricultura familiar, por conta do fomento ao pequeno agricultor.
A coordenadora ainda ressaltou a importância das nutricionistas neste processo. “Os cardápios precisam ser balanceados e estar de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes. Lembrando que os cardápios escolares devem ser preparados e elaborados exclusivamente por uma nutricionista responsável técnica do programa, pensando sempre na saúde dos nossos estudantes”, finalizou.
A conferência foi uma iniciativa da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e contou com a participação de representantes de Estados-Membros. A versão integral da participação do FNDE no lançamento da Aliança para Alimentação Escolar está disponível no canal oficial do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Youtube.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE